Secretários do DF e GO permanecem em Israel
- Por: Carlos Peixoto
- 17 de jun.
- 2 min de leitura

Os secretários do Distrito Federal que viajaram para Israel antes do confronto com o Irã permanecem em Tel Aviv, sem previsão de retorno ao Brasil. Os quatro gestores estão em uma comitiva distinta daquela integrada por prefeitos que saíram do país rumo à Jordânia, nesta segunda-feira (16/6).
Com o espaço aéreo fechado em Israel, o retorno ao território brasileiro é mais difícil. Os secretários do DF estão no grupo do Consórcio Brasil Central, do qual também participam autoridades de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
A delegação, composta de 22 pessoas, permanece em um hotel em Tel Aviv aguardando orientações para deixar o país em segurança. No local, há bunkers para onde os hóspedes são direcionados toda vez que o alerta de ataque é acionado. Os mísseis são mais comuns à noite, de acordo com fontes que estão no país.
Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social do DF;
Marco Antônio Costa Júnior, secretário de Ciência e Tecnologia do DF;
Rafael Bueno, secretário de Agricultura do DF; e
Thiago Frederico de Souza Costa, secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do DF.
Os secretários de Saúde, Rasível Santos, e de Agricultura, Leonardo Rezende, ambos do governo de Goiás, estão na mesma delegação dos gestores do DF. Outro integrante da comitiva é o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil).
O Consórcio Brasil Central informou que articula com o Ministério das Relações Exteriores de Israel e a Embaixada do Brasil em Tel Aviv “soluções seguras e responsáveis para o retorno da delegação diante do cenário delicado que se desenha na região”.
A associação também destacou que a missão oficial, entre os dias 7 e 14 de junho, foi realizada a convite do governo de Israel, “visando fortalecer a cooperação internacional e promover a troca de experiências em áreas estratégicas para o desenvolvimento da região do Brasil Central”.
Informações do Metropoles