top of page

Ficomex reúne Gusttavo Lima, autoridades e empresários em primeiro dia do evento

Gusttavo Lima, Ronaldo Caiado e autoridades na Ficomex 2025, em Goiás — Foto: Reprodução/Instagram de Ronaldo Caiado e Vinícius Moraes/g1 Goiás
Gusttavo Lima, Ronaldo Caiado e autoridades na Ficomex 2025, em Goiás — Foto: Reprodução/Instagram de Ronaldo Caiado e Vinícius Moraes/g1 Goiás

A Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) teve início nesta quinta-feira (4), no Centro de Convenções de Goiânia e reuniu autoridades, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), e o cantor Gusttavo Lima, escolhido para ser o embaixador do evento. A feira reune empresários de mais de 100 países de todos os continentes do mundo e segue até dia 6 de setembro.


Durante coletiva de imprensa, Caiado destacou a importância da feira e afirmou que o estado tem avançado na produção de tecnologia e na capacidade competitiva no mercado internacional, além de destacar a recente exploração das terras raras.


"Goiás hoje é competitivo em todas as áreas do comércio, prestação de serviços e indústria. Um passo que demos adiante em Goiás foi a legislação sobre a inteligência artificial e na área de mineração, sendo o primeiro estado a ter a introdução das terras raras pesadas", afirmou.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), organizadora do evento junto com a Faciest, Rubens Filet, contou que, diante do atual tarifaço americano, este é o momento ideal para que empresas de todo o mundo busquem um diálogo. Segundo ele, a Ficomex pretende incentivar essa iniciativa, unindo políticas públicas, negócios e educação.


Sandro Mabel defendeu que o evento tem trazido bons resultados, unindo clientes e empresários. Segundo ele, a feira é uma oportunidade para que pequenos e grandes empresários atinjam o mercado exterior.


"A Ficomex tem essa caracterítica de unir compradores e toda a cadeia do mundo inteiro. Então é um evento maravilhoso que a Prefeitura de Goiânia quer apoiar cada vez mais", declarou.


Várias empresas apresentaram seus produtos e serviços na Ficomex. Entre elas, estava o Wav Bank, instituição de soluções financeiras idealizada pelo cantor sertanejo goiano Gusttavo Lima. Ao g1, a representante da empresa na feira, Jennifer Patrícia, afirmou que o artista está empolgado com a ideia.


"O Gusttavo é o idealizador, é um sonho [dele]. Ele está tocando esse projeto que veio para fomentar as empresas e vendedores. Estamos todos muito empolgados e não queremos ser mais do mesmo, então estamos começando em etapas", afirmou.

Jennifer afirmou que a participação da empresa na feira tem o objetivo de apresentar a instituição ao público e empresários interessados nos serviços.


O diretor da Erva Mate Matuta, Olavo Soares, empresa que teve início em 2014 na cidade de Edéia, na região sul de Goiás, afirmou ao g1 que essa é a primeira vez que o negócio participa da Ficomex. Ele destacou que visa mostrar aos demais países que Goiás tem empresas com capacidade de crescimento para além das barreiras do estado e do país.


"É uma chance de mostrar que Goiás tem empresas capacitadas para atender o mercado interno e externo. A Matuta já atende todos os estados do Brasil e mais 32 países, mas o intuito da feira é levar para ainda mais países e fortalecer o vínculo com os que nós já fornecemos", explicou.


O evento continua até o dia 6 de setembro, no Centro de Convenções da capital, contando com palestras e exposições. De acordo com Rubens, a feira estimula o setor produtivo do país.


Confira abaixo o cronograma detalhado do evento:


Sexta-feira (5)

10h: Palestra: O Agro Empoderando o Brasil – Marcos Fava Neves

11h: Painéis simultâneos na Arena Ficomex

Painel 2: O jogo do investidor profissional – Henrique Câmara

Painel 3: Primeiros Passos na Exportação: Como Micro e Pequenas Empresas Podem Ingressar no Mercado Internacional – Antônio Carlos – Sebrae | Pedro Leonardo Rezende (Seapa/GO) | Mediadora – Cíntia Faleiro – Apex

11h30: Palestra: Cenário Econômico Brasileiro Pós Tarifas – Marcelo Rebelo Lopes, economista-chefe do Banco do Brasil

12h15: Do Brasil para o Mundo: Patentes no Agro como alavanca de competitividade – Rondineli Borges Oliveira (INPI)

14h: Painel 4: “Novos Mercados, Novas Oportunidades: O Futuro Global do Comércio Online” – Camila Paschoal, especialista na ApexBrasil | Luiza Jacobsen, Gerente Sênior no Grupo Alibaba | Paulo Henrique Barbosa Farias, Consultor no Programa AgroBR

15h: Painéis simultâneos na Arena Ficomex

Painel 5: Lançamento oficial do curso na Ficomex – MBA em Comércio Exterior e Internacionalização de Negócios – Marcela Macedo | Anna Bastos | Afrochamber | Conselho Empresarial Brasil-China

Painel 6: IA sem Fronteiras: Como a Inteligência Artificial Está Mudando o Jeito de Fazer Negócios Globais – Celso Camilo, CEIA (UFG) | Alessandro Caetano Neves, Faculdade Senai Fatesg | Mediador – Juliano Guimarães

16h: Palestra: Tecnologia transformando para melhorar a vida do cidadão – Luiz Rodrigues

16h30: Palestra: “O Paladar Não Retrocede” – Carlos Ferreirinha.


Sábado (6)

10h: Painel 7: Responsabilidade Social em tempos de Relações Globais – Sam Cyrous | Erika Santana, Instituto Unimed | Paulo Miranda – Moderador

10h30: Painel 8: Casos de Sucesso do Brasil Central: Pequenas Empresas que conquistaram o Mundo – Aurélio Resende | Florença Amorim

11h: Cerimônia de homenagem – (Alego)

16h: Encerramento

Mais Notícias

bottom of page