Lula ativa alerta nacional de emergência: celulares tocam mesmo em modo silencioso
- Por: Carlos Peixoto

- 14 de jun.
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta quinta-feira (13) o sistema “Defesa Civil Alerta” no Nordeste, durante cerimônia no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília. O novo serviço envia mensagens emergenciais diretamente aos celulares da população em áreas de risco, com o objetivo de prevenir tragédias causadas por desastres naturais.
Na ocasião, moradores de 36 municípios nordestinos receberam uma mensagem de teste para simular a atuação do novo sistema. Diferentemente dos métodos atuais (SMS ou WhatsApp), os alertas interrompem o que estiver sendo exibido no celular, inclusive se o aparelho estiver no modo silencioso. O aviso será exibido automaticamente sem necessidade de cadastro prévio, atingindo todos os dispositivos compatíveis nas áreas de risco.
“O que atrapalha é a falta de orientação. Quando há um desastre, as pessoas fogem sem saber para onde ir. E isso pode ser ainda mais perigoso”, destacou Lula. O presidente também defendeu a criação de equipes profissionais de Defesa Civil em todos os municípios. “Mais cedo ou mais tarde, todo prefeito vai precisar desse apoio. É preciso estar preparado.”
O evento contou com a presença dos ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e do presidente da Anatel, Carlos Baigorri.
Segundo Góes, o sistema já foi implementado no Sul e Sudeste no ano passado, e será estendido ao Norte e ao Centro-Oeste até o final deste ano. “Até o segundo semestre, 100% do território nacional estará coberto por esse sistema de alerta”, garantiu o ministro.

























