top of page

Marconi apoia mais espaço na política para as mulheres



O governador Marconi Perillo declarou nesta quinta-feira, dia 10, apoio “incondicional” ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 98/2015, aprovado pelo Senado na última terça-feira, dia 8, que estabelece cotas para mulheres no Poder Legislativo Municipal, Estadual e Federal (exceto no próprio Senado). “Vou conversar com toda a bancada de Goiás na Câmara para que este projeto seja aprovado”, afirmou, durante discurso de lançamento da Campanha Mais Mulheres na Política, no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

Aplaudido pela declaração de apoio à PEC, Marconi ressaltou ainda que vai “pessoalmente falar com cada um dos deputados goianos” às vésperas da votação do projeto. “Vou conversar com seis deputados federais do meu partido, por Goiás, e com os outros. Vou dizer que votar contra este projeto é ser muito machista. Vou fazer este tipo de brincadeira porque sou amigo de todos eles. Vou trabalhar para que todos eles votem a favor deste projeto. Se eu estivesse lá (no Congresso), faria como nosso senador mato-grossense (José Medeiros): estaria com vocês em cada canto deste País em apoio a esta causa”, destacou.

O plenário do Senado aprovou em segunda votação a PEC 98/2015 na última terça-feira, dia 8, como parte da reforma política em curso no País. O texto aprovado da PEC reserva para mulheres 10% das cadeiras nas próximas eleições; 12% nas eleições seguintes; 16% nas que se seguirem.

Mobilização A PEC segue agora para a Câmara dos Deputados, onde outro projeto semelhante foi rejeitado. As quatro senadoras presentes ao evento em Goiânia (Sandra Braga, Marta Suplicy, Vanessa Grazziotin e Lúcia Vânia) e o senador José Medeiros destacaram, durante seus discursos, a importância da mobilização para a aprovação da PEC. Além dos cinco senadores, participaram do evento a deputada federal Flávia Morais, as deputadas estaduais Isaura Lemos, Eliane Pinheiro e Adriana Accorsi, além das vereadoras por Goiânia, Tatiana Lemos e Dra. Cristina, e lideranças de movimentos populares e sindicais.

Marconi revelou que o Governo de Goiás tem desenvolvido políticas públicas em defesa das mulheres. “Em 2011, quando assumi pela terceira vez o governo, existiam apenas sete delegacias de proteção à mulher. Terminei o terceiro governo com 16 delegacias. Hoje estamos com 13 em fase de implantação e vamos para 29. Temos seis Núcleos Especializados de Defesa da Mulher e um Centro de Referência da Mulher”, afirmou.

O governador destacou ainda o monitoramento dos sentenciados da Lei Maria da Penha. “Criamos agora a patrulha Maria da Penha, em defesa das mulheres em Goiânia. Nossa Central de Inteligência e Controle da Segurança Pública tem um software que monitora os sentenciados pela Maria da Penha. Os mais de 30 agressores e as vítimas são monitorados. Há uma distância que tem de ser mantida entre agressor e vítima. Nossos policias ficam acompanhando isso”, disse.

Ele ainda revelou a existência de diversos programas pela saúde da mulher, voltados para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, além do programa da OVG que cuida de meninas grávidas. “Quero reiterar aqui meu apoio à PEC 98/2015. Vou pessoalmente ao Congresso para poder ajudar”, disse.


 
 

Mais Notícias

bottom of page